Muitos pacientes que recebem o diagnóstico de ceratocone acabam encarando-o com preocupação. Em pacientes com essa doença, o tecido transparente que cobre o olho anteriormente, a córnea, afina e se projeta para fora em forma de cone.

Embora seja uma doença delicada e que causa mudanças significativas na córnea, há uma série de recursos que garante tratamento para a maioria dos casos, evitando assim, a necessidade de realizar um transplante de córnea.

Além da indicação do uso de óculos e lentes de contato que já são eficientes para uma boa percepção visual, novas técnicas têm sido utilizadas com sucesso por muitos pacientes, como é o caso do implante de anel intraestromal. Sendo assim, confira neste texto mais informações sobre esse procedimento.

O que é o anel intraestromal? 

O implante de anel intraestromal é uma técnica inovadora e pioneira no tratamento do ceratocone. O tratamento é reconhecido internacionalmente e utiliza um dispositivo médico implantável que busca regularizar as deformações da córnea e corrigir erros refracionais associados.

A técnica de implante de anel intra-corneano consiste na implantação de um segmento de anel que altera a curvatura da córnea na quantidade necessária para a correção do problema.

Para quem é indicado?

O implante de anel intraestromal é indicado para portadores de ceratocone em qualquer faixa etária, intolerantes a lentes de contato, pacientes que sofrem com distorção acentuada da córnea.

Como é feito o implante de anel intraestromal?

A cirurgia de implante de anel intraestromal é realizada em centro cirúrgico com auxílio de microscópio. A anestesia é tópica com o uso de um colírio anestésico e indolor. Graças a evolução da tecnologia o procedimento é realizado com material cirúrgico de alta precisão e uso do Laser de Femtossegundo, que possibilita que a cirurgia seja realizada em cerca de 10 minutos.

Com o uso do Laser, não é preciso corte com bisturi, fazendo com que a incisão seja criada através de uma separação virtual das lamelas da córnea, criando um túnel na córnea de acordo com o planejado pelo cirurgião, garantindo previsibilidade e eficiência na cirurgia.

Após a cirurgia como curativo é colocado uma lente de contato e são prescritos anti-inflamatórios e antibióticos, e o retorno do paciente a suas atividades ocorre após alguns dias.

Conclusão

Como você viu neste texto, o implante de anel intraestromal é um tratamento inovador e que pode ajudar milhares de pessoas. Além disso, vale ressaltar que a técnica é reversível e pode ser ajustada em caso de correção inadequada, por meio da troca da órtese. Sendo assim, o anel pode ser removido em qualquer época sem danos à saúde da córnea. 

A cirurgia é realizada sob anestesia local, é rápida e indolor e permite a volta rápida do paciente às atividades cotidianas.

A recuperação visual após o implante intracorneano é progressivo, havendo a flutuação da visão no período pós-operatório. Depois de algumas semanas há estabilização da visão. Não podemos esquecer que muitos pacientes antes do implante tinham como opção de tratamento para o ceratocone apenas o  Transplante de córnea que, além de ser uma cirurgia mais invasiva, constantemente necessita de lentes de contato e óculos para a reabilitação visual final.

Quer saber mais sobre o implante de anel intraestromal? Entre em contato e agende a sua consulta!

Olá 👋, Podemos te ajudar?