Atualmente realizar cirurgias oculares é o desejo de muitos pacientes, desde os cuidados com a saúde ocular até a estética, manter a vista saudável pode trazer muitos benefícios ao nosso dia a dia. O que algumas pessoas não sabem é que, para uma cirurgia ocular assim como qualquer outra, são necessários cuidados antes e após o procedimento, independentemente do método de cirurgia escolhido e do problema ocular.
Com o avanço de novas técnicas cirúrgicas, hoje os pacientes têm acesso a cirurgias para diferentes problemas oculares. Porém, nem todo problema poderá ser corrigido ou tem indicação para uma cirurgia, e justamente por isso, é importante conhecer as recomendações para cada caso.
Além do mais, é preciso considerar que algumas doenças não possuem cura, e a cirurgia ocular serve apenas como um meio de reduzir ou amenizar a complicação de certos quadros. Para você entender melhor sobre a cirurgia ocular, reuni neste post os principais cuidados pré e pós-operatórios das cirurgias!
Pré e pós operatório de cirurgias oftalmológicas
Ao passar por uma cirurgia ocular, existem certos cuidados que devem ser tomados para o bem da saúde dos olhos e do tratamento como um todo. Confira a seguir quais cuidados você deve ter nas etapas de pré e pós-operatório das principais cirurgias oculares.
Cuidados pré-operatório
- Jejum de pelo menos 6 horas antes da realização da cirurgia;
- Pacientes diabéticos ou que recorrem a antiglicemiantes devem suspender o uso no dia da cirurgia de acordo com a recomendação do oftalmologista;
- Anticoagulantes como a aspirina ou outros devem ser suspensos 7 dias antes da cirurgia; Outras medicações, em geral, podem ser tomadas normalmente.
- Não utilize cremes, maquiagem ou perfumes. O banho deve ser tomado normalmente;
- Chegue no horário marcado para a cirurgia: chegar antes pode aumentar a ansiedade e gerar uma espera desnecessária;
- Vá para a cirurgia acompanhado de um adulto;
Cuidados pós-operatório
- Compareça às consultas marcadas para acompanhamento, pois elas são essenciais;
- Lave as mãos antes de aplicar os colírios;
- Consulte seu médico para saber quando poderá voltar às suas atividades;
- Evite coçar os olhos;
- Busque utilizar lenços descartáveis apropriados para a limpeza na região do olho operado;
- É permitido ler e assistir televisão, desde que esteja se sentindo bem;
Conclusão
As cirurgias oftalmológicas são extremamente sofisticadas e o desenvolvimento tecnológico favorece a realização do procedimento em pouco tempo. Sendo assim, o tipo de internação é definido como internação de curta permanência, pois neste caso não é preciso pernoite e há a possibilidade de o paciente ser liberado poucas horas após o procedimento.
A anestesia varia de acordo com o procedimento e a idade do paciente. Dependendo do tipo de cirurgia realizada, poderão haver outros tipos de orientações pré e pós-operatórias. Dessa forma, verifique com seu médico quais as orientações específicas para o seu caso.
Ainda tem dúvidas sobre os cuidados pré e pós-operatório da cirurgia ocular? Então, entre em contato e agende a sua consulta e saiba tudo sobre as melhores indicações para o seu caso!