A catarata é a principal causadora de cegueira reversível em todo o mundo. Dessa forma, a doença é ocasionada pelo processo natural de opacificação do cristalino, a lente natural dos nossos olhos, que acontece conforme envelhecemos. 

No começo, a catarata não incomoda nem é sentida. Porém, em um determinado momento, a opacidade começa a prejudicar a visão. Assim, fica mais difícil ler em ambientes escuros e dirigir a noite. O contraste acaba ficando menos perceptível e as cores se tornam mais apagadas. É comum pessoas que relatam  visão dupla e a ocorrência de quedas e tropeços aumenta.

Essa mudança é comum e pode prejudicar a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, neste texto reunimos algumas informações sobre a cirurgia de catarata e tudo que você precisa saber antes de realizar o procedimento. Confira!

Como a cirurgia de catarata é realizada?

O procedimento mais usado atualmente é a cirurgia combinada com laser e facoemulsificação. Dessa forma, o laser realiza incisões e a ruptura da catarata, enquanto a facoemulsificação faz a retirada da catarata.

São feitas pequenas incisões de 2,5 mm com um laser na região afetada. Em seguida, é inserida uma cânula no globo ocular, ligada a um aparelho ultrassônico que aspira e dilui a catarata.

Após essa etapa, uma lente intraocular é injetada através da incisão. A lente varia de pessoa a pessoa, pois além do grau também existem lentes monofocais e multifocais, essa última utilizada para aumentar a independência de óculos após a cirurgia.. Quem escolherá qual a melhor opção será o oftalmologista em conjunto com o paciente.

Durante o procedimento o paciente permanece deitado e é utilizado um microscópio para a realização da cirurgia. Depois da cirurgia realizada, o olho operado ficará com um curativo feito com gaze, um tampão de acrílico e até óculos escuros, dependendo da técnica aplicada.

Além do mais, serão receitados colírios por um período. O tempo da cirurgia muda de pessoa a pessoa, em geral, ela dura 20 minutos.

Cuidados após a cirurgia

Depois da cirurgia de catarata, o paciente retorna para casa e tem a recomendação de permanecer sentado confortavelmente. Geralmente, a visão retorna ao normal em algumas horas, e o paciente pode voltar a realizar suas atividades em poucos dias, não podendo praticar atividades de impacto ou que apresentem risco, como esportes, dirigir, ou exercícios físicos. Além disso, outros cuidados que devem ser tomados com os olhos, são:

  • Não coçar;
  • Não esfregar;
  • Não dormir sobre o olho operado nos primeiros dias do pós-operatório;
  • Não realizar esforço físico.

Conclusão

Como vimos neste texto, a cirurgia de catarata é realizada de maneira segura e não necessita de internação. Assim, o paciente tem alta logo após o procedimento, podendo retornar para sua casa. Tanto o procedimento, quanto a técnica e as lentes intraoculares são de amplo conhecimento do oftalmologista apto a realizar a cirurgia da catarata.

Sendo assim, a cirurgia apresenta ótimos resultados com taxas de sucesso em torno de 98%. Normalmente, a visão já está muito mais nítida no dia seguinte à cirurgia, e melhora progressivamente.

Ainda tem dúvidas sobre a cirurgia da catarata? Entre em contato e agende a sua consulta!

Olá 👋, Podemos te ajudar?